O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, anunciou em 3 de julho de 2019 a implementação de um projeto que tornará o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) totalmente digital. A proposta é que o exame deixe de ser impresso e seja realizado em computadores. Com a criação dessa nova modalidade, muitos estudantes estão com dúvidas sobre o funcionamento do Enem Digital 2025. Então, quer sanar algumas delas? Leia o artigo abaixo!
Conteúdo
O que é o ENEM Digital?
O ENEM Digital é um projeto piloto que será implementado ano que vem. A proposta é que, no futuro, o exame possa ser aplicado mais vezes durante o ano. Próximo ano, o ENEM Digital será aplicado nos dias 11 e 18 de outro. Já a prova impressa será aplicada entre os dias 1º e 8 de novembro.
Por ser um projeto piloto, o ENEM Digital 2025 terá disponível 50 mil vagas, que serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos inscritos que selecionarem a opção no momento da inscrição no ENEM.
O ENEM Digital 2025 será aplicado em 15 capitais brasileiras:
- João Pessoa (PB);
- Recife (PE);
- Salvador (BA);
- Belém (PA);
- Rio de Janeiro (RJ);
- São Paulo (SP);
- Brasília (DF);
- Porto Alegre (RS);
- Belo Horizonte (MG);
- Florianópolis (SC);
- Cuiabá (MT);
- Curitiba (PR);
- Goiânia (GO);
- Campo Grande (MS) e;
- Manaus (AM).
Como Funciona o Enem Digital
Uma das grandes vantagens do ENEM Digital é sua adaptação ao Novo Ensino Médio, que será implementando em 2025. Com esse novo método de ensino, os estudantes poderão selecionar diferentes “itinerários formativos” para se especializar, e o Exame Nacional do Ensino Médio também abrangerá isso com versões de provas diferentes.
No entanto, para realizar diferente versões de exame, o INEP deverá realizar a expansão do Banco de Itens, plataforma onde ficam guardadas todas as questões para elaboração da prova Enem.
Como Optar por fazer o Enem Digital
Por enquanto, as vagas para realização do ENEM Digital são limitadas e restritas a somente 15 capitais. Portanto, para conseguir fazer o exame digitalizado, o estudante deve se inscrever assim que o processo de inscrição abrir.
Como se Inscrever no Enem Digital
A inscrição no Enem Digital será semelhante ao procedimento do exame impresso. Ou seja, as mesmas etapas.
- Primeiramente, acesse o site do ENEM pelo seguinte endereço eletrônico: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial
- Informe seus dados pessoais, como número do CPF, data de nascimento, número da identidade e endereço.
- Depois de fornecer seus dados, crie uma senha com, no máximo, dez caracteres e, no mínimo, seis.
- Na seção de ‘Atendimento Especial’, o estudante deve informar se tem algumas das seguintes condições: surdez, surdocegueira, dislexia, deficiência auditiva, cegueira, baixa visão, deficiência auditiva, autismo, déficit de atenção, discalculia ou qualquer outra condição. Caso não seja necessário, só pular etapa.
- Em ‘Atendimento específico’, o estudante deve informar se necessita de atendimento específico caso seja lactante, gestante, idoso ou esteja hospitalizado.
- Nesta etapa, o estudante deve escolher a prova de língua estrangeira: inglês ou espanhol.
- Logo depois, responda algumas informações sobre o ensino médio.
- Depois de responder sobre o ensino médio, preencha o questionário socioeconômico e finalize o processo de inscrição.